Porquê?

Porque você deve estar nas mídias sociais?

Alguns empresários com certeza já ouviram aquele discurso dos marqueteiros e publicitários: “Ah, sua empresa precisa estar nas mídias sociais”. Mas olhem senhores, é a pura verdade.

Vamos pensar juntos: no marketing tradicional, por exemplo, antes de uma campanha ser lançada, é necessário fazer uma extensa pesquisa sobre o público-alvo – idade, onde mora, sexo, do que gosta, o que odeia, etc, certo? E, mesmo realizando essa pesquisa, que muitas vezes sai extremamente cara, os dados vêm incorretos, já que as informações são generalistas. Não que esse tipo de estratégia seja ruim ou ultrapassada, ok? Mas falta precisão.

Já nas mídias sociais, um dos campos do marketing digital, o levantamento de dados é mais fácil e completo: em uma pesquisa on-line – no Facebook, por exemplo – você pode conseguir várias informações da pessoa: nome, sobrenome, preferências, se está namorando, que marca de roupa usa, onde gosta de ir, se gosta dos Beatles, da Lady Gaga, de Harry Potter, etc. É um campo fértil para analisar seu público e conquistá-lo. Uma pesquisa feita pela empresa gringa eMarketer mostra que 65% dos executivos de marketing acham que as mídias sociais dão um “up” na relação com os consumidores.

Números no Brasil

Há várias pesquisas sobre o uso da internet no Brasil. Aqui, no blog da Magic, vamos citar primeiramente os dados da comScore, referência na área de monitoramento. Segundo a empresa, no estudo “Um olhar mais atento para a mídia social no Brasil”, divulgado em abril deste ano, 99% do total de internautas brasileiros utilizam Orkut, Facebook, Twitter e outras redes.

- 99 em cada 100 brasileiros na Web acessam redes sociais pelo menos uma vez ao mês, visitando-as, em média, 31 vezes e gastando mais ou menos 8,5 minutos por visita no Orkut, contra 3,8 minutos no Facebook.

- 79% dos brasileiros na Web visitaram pelo menos um blog no mês durante o mês de março. Enquanto os homens consomem mais blogs, as mulheres preferem as redes sociais.

- 3/4 dos pageviews do Facebook no Brasil são gerados por usuários da região sudeste.

- O Twitter teve 94 milhões de visitas em março de 2011 no Brasil, quase 100% de aumento em relação ao ano de 2010.

Outra pesquisa, divulgada desta vez pela empresa Regus, motra que 49% das empresas que passaram a usar as mídias sociais conquistaram novos clientes e 68% das brasileiras utilizam as redes para interagir com seus clientes.

Ou seja: as mídias sociais estão aí e oferecem ótimas oportunidades de negócios. Vocês, empresários, precisam correr, pois esse mercado, que tem usuários com opiniões, atitudes e gostos diferentes, vive em constante mutação, como o próprio ser humano.